Planeta Água – Por uma conscientização melhor.

Dia Mundial da Água foi criado pela ONU Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Imagem

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Mas será que nossos governantes, os empresários, as grandes empresas que consomem e poluem tanto esse recurso natural se lembram e se preocupam com esse dia? Será que NÓS enquanto população nos preocupamos ou lembramos desse dia?

A resposta já está clara e límpida como água: Não. Não nos preocupamos com esse dia, pois se nós nos preocupássemos da maneira que deveríamos, possivelmente o cenário da futura e provável escassez de água potável seria diferente. Não vou entrar em números e estimativa prováveis que teremos que enfrentar em um futuro próximo, pois com certeza a maioria das pessoas já deve ter lido algo a respeito, mas não se preocupar e achar que o governo vai dar um jeito, ou que algum cientista com uma fórmula mágica vai sair fabricando água, como se fábrica iphone. Mas não, isso não existe. A fórmula mágica é a prevenção, a conscientização, e a preocupação que essa água que cuidamos hoje é para o consumo dos nossos descendentes.

Imagem

Estamos tão engessados, alienados e preocupados com nossos problemas do cotidiano, que acabamos esquecendo e deixando de lado um problema ainda maior que pode ser a falta de água potável. No verão desse ano de 2014, várias regiões do país enfrentaram racionamento de água em decorrência da falta de chuva (que é maior nessa época do ano). Isso é um sinal de que as mudanças que estamos esperando em nossas cabeças despretensiosas para daqui 50 – 80 anos estão ocorrendo agora, nesse instante. Não que os nossos problemas do dia a dia não sejam menos importante, só que eles acabam sendo reduzidos a praticamente nada, comparado com os problemas futuros que podemos ter.

Apesar das delongas desse texto, acredito que a conscientização é a melhor chave/opção para o ser humano mudar o seu conceito sobre a preservação da natureza, pois preservando-a estamos preservando a nossa própria existência nesse planeta. Que deveria se chamar Planeta Água.

É um sábio já sabendo que esse deveria ser o nome correto interpretou ainda melhor a canção – “Planeta Água”. 

Veja no link abaixo a declaração universal dos direitos da água no site oficial da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – Lá você pode encontrar outros assuntos relacionados a água e poder se informar melhor sobre o assunto e outros relacionados ao meio ambiente.

http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/aguas-superficiais/40-Declaracao-Universal-dos-Direitos–da-%C3%81gua

Recomendo também a leitura do seguinte texto postado no blog “Para além do agora”, ótimo texto, ótima sacada e ótima mensagem.

http://paralemdoagora.wordpress.com/2014/03/22/dia-mundial-da-agua/

E pra quem não conhece a música que pra mim deveria ser um dos hinos dessa conscientização – (Planeta Água – Guilherme Arantes.)  – https://www.youtube.com/watch?v=s75hS0H_dNc

Boa conscientização para nós urbanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s